Saraiva vs. Amazon!

Oii unicórnios, como vão vocês? Hoje vim aqui trazer uma reportagem que vi recentemente e achei interessante divulgar aqui, pois irá atingir completamente nossa vida literária!

REPORTAGEM:

Ironicamente, o preço fixo do livro, visto por críticos como política intervencionista e contra a livre concorrência, pode passar a valer no Brasil em breve -e não implantado pelo Estado, mas pelo mercado. Nas últimas semanas, a Saraiva deixou assustadas 18 editoras que procurou para apresentar seu plano de crescimento para 2016: a rede de livrarias ameaça interromper a comercialização de títulos que tenham sido alvo de promoções na concorrência. Embora haja outras lojas que dão grandes descontos, o nome que os executivos da empresa repetem nessas reuniões é principalmente um: Amazon.

saraiva-versus-amazon

A Saraiva garante que, caso o site americano ou outro concorrente dê descontos maiores que os seus, vai devolver livros às editoras, que consideraram a estratégia muito agressiva, apesar de não verem como reagir, porque a rede é a maior varejista do mercado editorial. Há editor tão surpreso que prefere achar que é blefe e que a Saraiva faz exigências absurdas para conseguir pelo menos parte delas.

O incômodo da Saraiva com as promoções da Amazon, além de um 2015 que só foi bem porque a rede vendeu sua editora para a Somos Educação, motivou as exigências.

A coluna apurou que editoras já procuraram a Amazon tentando limitar não só descontos, mas outras parcerias. Questionada, a empresa diz apenas que segue a lei brasileira e, por isso, não combina com fornecedores a forma como é estabelecido o preço ao consumidor final.

Uma apresentação em Power Point, à qual a coluna teve acesso, mostra livros da Amazon vendidos a preços menores do que a Saraiva paga por eles -sugerindo que o site vende títulos com prejuízo. Procurada, a Saraiva disse que não comenta estratégias comerciais.

Publicado por Folha de S. Paulo.

Qual a opinião de vocês sobre isso? Me conte no instagram ou aqui nos comentários!

INSTAGRAM DO BLOG: @unicorniodepapel

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s